Curso de Java: Leitura de Variáveis

Ver Apostila Completa


Nesta seção aprenderemos a obter valores do teclado e arnazená-los em variáveis.


Nos programas anteriores, nós definimos os valores de nossas variáveis através de um comando de atribuição.
Nesta seção, aprenderemos a obter esses dados a partir do teclado, quando o usuário digitá-los.

Classes e Objetos

Java é uma linguagem orientada a objetos, ou seja, ela composta por componentes chamados de
objetos. Cada objeto pertence a uma classe.
Para obtermos dados do teclado precisamos usar um objeto da classe Scanner.
Para que isso seja possível, será necessário importar a classe Scanner.

Segue o código usado para fazer o import:


import java.util.Scanner;
Em seguida, precisamos criar um objeto da classe Scanner. Precismos escolher um identificador, ou nome, para o nosso objeto, igual fizemos com as nossas variáveis.
Nomearemos o nosso objeto de teclado.


Scanner teclado = new Scanner( System.in );



Em um programa que temos um objeto da classe Scanner chamado teclado, e uma variável numero_inteiro do tipo int, podemos pegar um valor digitado do teclado e armazená-lo na variável através do seguinte comando:

numero_inteiro = teclado.nextInt();


De forma semelhante, em um programa que temos um objeto da classe Scanner chamado teclado, e uma variável numero_decimal do tipo double, podemos pegar um valor digitado do teclado e armazená-lo na variável através do seguinte comando:

numero_decimal = teclado.nextDouble();



Vamos criar um programa que faça a conversão de temperatura de graus Fahrenheit para Celsius, mas obtendo os dados do teclado.
     Importante:    hora de testar o aplicativo, se você estiver usando um celular, siga o procedimento abaixo:
  1. Deixe o modo Interactive desativado. Observe que logo após o editor de textos temos o botão para ativar/desativar o modo Interactive.
  2. Digite o valor da variável no campo de texto onde está escrito Stdin inputs.
  3. Clique em Execute.
Se estiver usando um computador, selecione o modo Interactive e digite os valores a partir do teclado, após digitar o valor de uma variável tecle [Enter].






//importando a classe Scanner
import java.util.Scanner;

public class Exemplo{

 public static void main( String args[] ){

//declarando as variáveis
double fahrenheit;
double celsius;

//Criando o objeto teclado
Scanner teclado = new Scanner( System.in );

System.out.println(" Conversor de Temperatura ");
System.out.print("Temperatura em Fahrenheit: ");
fahrenheit = teclado.nextDouble();
celsius = 5 * (fahrenheit - 32) / 9;

System.out.println( "" );
System.out.println( "Graus Fahrenheit "+fahrenheit );
System.out.println( "Graus Celsius "+ celsius );

}

}















Testado em: www.jdoodle.com/online-java-compiler/



Exercícios
1. Pesquise por algum conversor de temperatura on-line e verifique se as conversões do nosso aplicativo são iguais. Digite valores diferentes para a variável fahrenheit no programa e execute-o novamente para testá-lo.

2. Crie um programa que faça o processo inverso: dada a temperatura em graus Celsius, otida do teclado, converta-a para Fahrenheit. A fórmula é:
  • f = ( 9 * c/5 ) + 32;
3. Crie um programa que obtenha três números do teclado e em seguida calcule e exiba a média aritmética deles. A média aritmética de três números a, b e c é calculada pela fórmula:
  • ( a + b + c )/3

Redes sociais:
Facebook:
facebook.com/javadobasico

WhatsApp:
Grupo Java do Básico
Ver Apostila Completa

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Curso de Java: Variáveis: tipo double

Curso de Java: Variáveis

Curso de Java: Saída de Dados